Boas-vindas

Mensagem do Presidente

A Associação para o Estudo Clínico das Doenças Infeciosas (AECDI) com o suporte científico da Clínica Universitária de Doenças Infeciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e da Sociedade Portuguesa de Virologia (SPV). estão a organizar os respetivos congressos de forma conjunta que no ano de 2023 terão a designação de Pandemias na Era da Globalização – 10º Congresso e VI Congresso Nacional de Virologia.

O evento terá lugar em Coimbra durante os dias de 10, 11 e 12 de Maio do corrente ano no Hotel Vila Galé.

Como vem sendo tradição e desde há 20 anos, o Congresso Pandemias na era da Globalização tem desempenhado um papel importante na divulgação e na análise das pandemias que periodicamente assolam a humanidade com uma abordagem variada, privilegiando a interação entre a clínica e o laboratório como fatores potenciadores da evolução da ciência médica.

A pluridisciplinaridade tem sido uma preocupação ao longo dos tempos de modo a obter-se e a dar-se uma visão abrangente da doença que resulta da conjugação da perspetiva da saúde pública, da medicina interna, da infeciologia, da pneumologia, da patologia clínica, da farmácia e de outras especialidades médicas intervenientes, confirmada pela necessidade de colaboração para fazer frente aos desafios impostos pela Pandemia SARSCoV-2.

É importante salientar-se que a Sociedade Portuguesa de Virologia tem 20 anos de existência e a necessidade da sua criação resultou da existência de uma lacuna no panorama científico português da altura, em termos de formação associado às necessidades crescentes de conhecimento na clínica, no diagnóstico e na investigação no contexto do aparecimento da pandemia de infeção VIH/SIDA e da evolução da transplantação de órgãos cuja monitorização dependeu do desenvolvimento dos métodos de diagnóstico molecular e da bioinformática.

Em Portugal é ainda ténue o desenvolvimento de equipas multidisciplinares e a aproximação multidisciplinar à doença que de uma forma coordenada permite a identificação e o diagnóstico em tempo útil da etiologia de um número crescente de patologias.

A Sociedade Portuguesa de Virologia é uma sociedade aberta a clínicos mas também a não clínicos, com formação na área das ciências farmacêuticas, da biologia e da bioquímica que tenham interesse no estudo dos vírus e das viroses.

É este o espírito que se pretende cultivar e desenvolver.

Estamos crentes que esta é a abordagem correta ao padecimento do homem, a generalizar num futuro próximo que todos desejamos melhor para o bem da humanidade.

Vítor Duque - Pandemias na Era da Globalização

Professor Doutor Vítor Duque

Diretor da Clínica Universitária de Doenças infeciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia